Ligue (11) 3107-6835. Cidadania italiana diferença processo no Brasil e na Itália. Para termos sucesso no processo de reconhecimento de cidadania temos que provar e não deixar dúvidas aos representantes do governo italiano sobre nossa origem. Neste ponto pouco importa se o processo vai ser desenvolvido no Brasil ou Itália.


Dra. Sheila Martini
Fixo: (11) 3107-6835
Celular: (11) 99272-0260
Contato: clique aqui
Como chegar:clique aqui
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Devemos primeiramente nos preocupar em ligar todos os documentos dos descendentes até o  antenato italiano e, demonstrar claramente que temos o direito de ser reconhecidos como legítimos italianos através do direito Juris Sanguinis.

Desde o começo da década de 1990 é possível fazer o processo de reconhecimento da cidadania tanto no Brasil como diretamente na Itália. Antigamente não tinha tanta divergência de tempo entre os dois países. 

Motivos por hoje demorar tanto no Brasil e pouco tempo na Itália

A informatização dos processos entre seus órgãos italianos (Consulado Italiano,Questura, Anagrafe, Sato Civile, etc) trouxe muita rapidez no processo feito por lá. Outrora, aqui no Brasil, aumentou-se de forma exponencial as filas nos consulados de todo o país e, estes, não tem  condição de atender a todos de forma rápida como antes pois, o governo italiano não contrata mais profissionais para trabalhar em seus consulados.

Por isso hoje para ter a cidadania reconhecida leva-se 3 meses na Itália e aqui no Brasil, entre 7 e 10 anos.

 

Como fazer na Itália?

Deve-se contratar uma empresa idônea que conduza seu processo. Deve ser levado os documentos para a Itália, já legalizados pelo consulado brasileiro e, provar residência lá. Resumidamente o conjunto de procedimentos para fazer o reconhecimento na Itália é:

  • Declaração de presença na Itália;
  • Encontrar uma casa e residir lá por umas 3 semanas;
  • Fazer pedido de residência na Comune que tem a jurisdição da casa onde irá residir temporariamente;
  • Visita do vigile da comune e, protocolo de cidadania;
  • Recebimento da título de cidadão italiano;
  • Solicitar visto de permanência;
  • Aguardar convocação do Stato Civile para assinatura da cidadania.

É um procedimento complexo e aconselhamos a fazer com empresas que já trabalham com isso e conhece o comportamento dos vigiles e da burocracia das Comunes. O problema é que existem muitas empresas que fazem este trabalho que o foco é levar a Itália para tentar a cidadania sem antes fazer uma avaliação prévia se vai dar certo ou não o processo. E, obviamente, lucrar com o sonho da dupla cidadania de terceiros.

Há relatos de pessoas que gastaram até R$ 15.000,00, se deslocaram a Itália e, tiveram problema na documentação que impedia o reconhecimento da cidadania italiana e, tiveram seus sonhos totalmente abalados ou atrasados.

 

Como fazer no Brasil?

Nosso escritório conduz o processo com clareza para que nossos clientes tenham a confiança que sua cidadania italiana sairá sem maiores problemas. 

O preço praticado no Brasil é muito menor do que cobrado pelas empresas que atuam na Itália.

O foco de nosso escritório é a montagem de um processo sem falhas que, quando entregue ao consulado italiano de São Paulo, não deixe  dúvidas e faça o reconhecimento da cidadania de nossos clientes.

Não determinamos a  nossos clientes a conduzir seus processos na Itália ou no Brasil, apenas expomos os pontos pró e contra.

Como foi escrito em outro link: embaixadas e consulados são pedaços de um país dentro do outro e servem justamente para resolver problemas de direito internacional. Sendo assim, acreditamos que devemos fazer cumprir a lei italiana que obriga os órgãos públicos a atender as pessoas em no máximo 240 dias e, para valer esta lei, entramos com o processo na Itália, para agilizar o processo de nossos clientes, aqui no Brasil.

A maioria dos sites que falam sobre cidadania italiana tendem a induzir os requerentes a conduzir seu processo na Itália, sem antes mesmo, mencionar esta lei italiana dos 240 dias.  Aqui em nosso escritório o cumprimento desta lei não é detalhe mas, sim, fase do processo pois, não queremos que nossos clientes fiquem anos na fila.

Em vias normais, demora-se muito tempo mesmo para o consulado chamar os descendentes que dão entrada mas, muito tempo que é exposto na internet, como de 10, 20 ou até 30 anos é exagero!

Entre em contato conosco e esperamos ajudar você com nossa experiência e transparência no trabalho!