Ligue (11) 3107-6835. O consulado italiano de são paulo chamará os requerentes a cidadania para solicitar os documentos necessários.

São os mesmos apresentados até aqui mas, agora, com o carimbo do ERESP e com a tradução juramentada.

Agendaremos no consulado através de um call center uma data para apresentar estes documentos e, depois que tudo for apresentado, é questão de poucos meses para sair o reconhecimento a cidadania italiana.

Infelizmente no Brasil as filas de requerimento são gigantescas e os consulados não conseguem atender a demanda rapidamente. De vez em quando, o governo italiano cria projetos chamados de "task force", com intuito de mobilizar seu pessoal e dar uma acelerada nos processos. Mas, mesmo assim, por vias normais, requerentes podem ficar na expectativa por mais de 7 anos. 

Quem tem um pouco mais de condições financeiras ou tem pressa em adquirir a cidadania italiana, contrata profissionais na Itália para que o processo seja desenrolado lá. Basicamente deve-se levar a documentação com documentos legalizados pelo consulado e, provar residência lá e, aguardar uma visita de um oficial da Comune, etc, etc.


Dra. Sheila Martini
Fixo: (11) 3107-6835
Celular: (11) 99272-0260
Contato: clique aqui
Como chegar:clique aqui
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Como agilizar a fila de espera no consulado italiano de São Paulo?

Embaixadas e consulados são pedaços  de um determinado país dentro do  outro, com o intuito de resolver questões de direito internacional público e privado. Nosso foco aqui é o privado, ou seja, dos cidadãos que querem requerer ao governo estrangeiro, seu direito a cidadania daquele país. 

Existe uma lei na Itália que "obriga" as repartições públicas a atender seus cidadãos (reconhecidos ou não) no prazo máximo de 240 dias ou 8 meses. Baseado nesta lei oferecemos um serviço a nossos clientes que consiste em executar uma ação contra o governo da Itália para que este force seu consulado a atender nosso cliente dentro deste prazo.

Fica claro que o consulados italianos do Brasil fazem uma infração da lei, por não atender quem os procura rapidamente. Em tese, a cidadania italiana deveria sair no máximo em 240 dias. E, com esta ação judicial feita no exterior, o consulado aqui no Brasil tem a ordem de atendermos nossos clientes mais rapidamente.

Dura Lex Sed Lex significa que a lei é dura mas, deve ser cumprida. Todos os cidadãos devem fazer valer seus direitos. E, aqui estamos para lhes ajudar.

Conte sempre com nossa experiência!